Programação

Quinta, dia 1º. nov 2012 

Sexta, dia 2 nov 2012 

Sábado, dia 3 nov 2012 

08:00 h – 08:30 h - Abertura 

  

08:00 h – 9:30 h - Sessão 5 

(Teatro Glauber Rocha) 

 

08:00 h – 9:00 h – Pôsteres 

(Foyer da Biblioteca) 

08:30 h – 9:30 h - Palestra de Abertura 

(Teatro Glauber Rocha) 

A produção em História da Educação Matemática no Brasil 

 

Maria Ângela Miorim -UNICAMP 

Coordenação: Adriana Cesar Mattos – UNESP 

 

Contribuições de fontes históricas de ex-alunos para a história do ensino de matemática na Bahia. Diogo Franco Rios 

 

Repositório institucional de fontes para a história da educação matemática na universidade federal de santa Catarina. David Antônio da Costa 

 

 As fontes e a capacitação e aperfeiçoamento dos professores de matemática no estado do Paraná entre 1961 e 1982. Reginaldo Rodrigues da Costa 

  

 

Coordenação: 

Joseane Pinto de Arruda – UFSC 

08:00 h – 9:30 h - Sessão 6 

(Teatro Módulo IV) 

09:00 h – 10:00 h - Sessão 11 

(Teatro Módulo IV) 

 Coordenação: Cecília Bueno Fischer – UNISINOS

 

 Elementos estruturais da história da educação matemática no contexto da província de Mato Grosso (1830-1880). Kátia Guerchi Gonzales

 

Uma das faces da trajetória da formação de professores de matemática no estado do maranhão. Déa Nunes Fernandes

 

Formação de professores de matemática no Tocantins: caminhos e descaminhos. Fernando Guedes Cury

 Coordenação: Maria Célia Lema da Silva (UNIFESP)

 

 Conversar com os Historiadores para Conhecer Melhor a Educação Matemática. Teresa Maria Monteiro

 

 As Orientações para a Matemática do Primário 1967-1983. Rosimeire Aparecida Soares Borges

09:30 h –10:00 h - Café

09:30 h –10:00 h - Café

10:00 h – 11:00 h – Pôsteres

(Foyer da Biblioteca)

10:00 h – 11:30 h - Sessão 1

(Teatro Glauber Rocha)

10:00 h – 11:30 h - Sessão 7

(Teatro Glauber Rocha)

 Coordenação: Heloísa da Silva – UNESP

 

 O compêndio é do conselheiro Ottoni na voz dos relatórios imperiais: rastros de memórias de práticas aritméticas na formação de professores primários na escola normal da província do rio de janeiro (1868-1878). Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias

 

 Um ensino de matemática em um contexto de transformação sócioeconômica: as atividades docentes de uma professora no colégio assis chateaubriand de Feira de Santana (Bahia, 1970-1980). Débora de Souza Ferreira

 

 História oral & educação matemática: investigações cotidianas no centro integrado de educação Navarro de Brito entre os anos 1968 e 1979 em Vitória da conquista – Bahia. Rosemeire dos Santos Amaral

 Coordenação: Flavia Soares – UFF

Uma história do currículo na formação dos professores de matemática do litoral do Paraná da década de 1960 a 2000. Iara da Silva França

 

 

  A percepção docente sobre o movimento da Matemática Moderna em Rio de Contas – Ba (1960,1970 e dias atuais). Luciana Correia de Amorim

 

 

 

 

 A reorganização da matemática escolar do colégio em tempos do movimento da matemática moderna. Givanildo Farias da Silva

Coordenação:

Coordenação: Irani Parolin Santana

10:00 h -11:30 h - Sessão 2

(Teatro Módulo IV)

10:00 h -11:30 h - Sessão 8

(Teatro Módulo IV)

11:00 h – 12:00 h

Palestra Encerramento

(Teatro Glauber Rocha)

 Coordenação: Elisabete Zardo Búrigo – UFRGS

 

Experiências de um processo formador: constituindo pesquisadores em educação matemática.  Marcelo Bezerra de Morais

 

 Metodologias Para o Ensino de Matemática

Aparecida Rodrigues Silva Duarte

 

 O referencial metodológico da hermenêutica de profundidade (hp) como aporte teórico-metodológico numa pesquisa em história da educação matemática. Mirian Maria Andrade

 Coordenação: David Antônio da costa - UFSC

 

O ensino de matemática no grupo escolar Eliazar Braga. Luzia Aparecida de Souza

 

 Experimentações Pedagógicas no Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia: Ensino de Conjuntos. Janice Cassia Lando

 

 

Uma história do ensino primário em tempos de modernização da matemática escolar, vassouras 1950-1969. Heloisa Hernandez de Fontes Salvador

A produção internacional em História da Educação Matemática

Gert Schubring - UFRJ

11:30 h -13:30 h - Almoço

11:30 h -13:30 h - Almoço

 

13:30 h -15:00 h - Mesa 1

(Teatro Glauber Rocha)

13:30 h -15:00 h - Mesa 3

(Teatro Glauber Rocha)

 

 “O problema da documentação para a história da educação matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos”

Coordenador: André Mattedi Dias  UFBA

 

Lucia Aversa Villela – USS

 

Bruno Dassie - UFF

 E porque não falar das estrelas? Para dizer da história da matemática escolar nos níveis iniciais de ensino...

Coordenadora: Cláudia Regina Flores – UFSC

 

A matemática escolar nos níveis iniciais de ensino em perspectiva histórica. Maria Célia Leme da Silva

 

Escola Nova e Educação Matemática nos Anos Iniciais: duas paisagens Maria Laura Magalhães Gomes

 

15:00 h-15:30 h - Café

15:00 h -15:30 h - Café

 

15:30 h – 17:00 h - Sessão 3

(Teatro Glauber Rocha)

15:30 h – 17:00 h - Sessão 9

(Teatro Glauber Rocha)

 

 Coordenação: Claudinei de Camargo Santana – UESB

Curso de Madureza Matemática- pela Televisão Décadas de 1960 e 1970. Flainer Rosa de Lima

 

 Uma História de Paixão: Estela Kaufman Fainguelernt e o Ensino da Geometria. Marcelo Ferreira Martins Salvador

 

 Vestígios do Movimento da Matemática Moderna em Goiás. Rafaela Silva Rabelo

 Coordenação: Aparecida Rodrigues Silva Duarte –UNIBAN

 

O ensino de matemática no curso complementar do instituto Júlio de Castilhos Antônio Cesar dos Santos Esperança

 

Liceu de Goiás e Colégio Pedro II: uma história glocal da álgebra escolar no Brasil (1846 – 1918).  Viviane Barros Maciel

 

 Lucienne Felix no Brasil: Repercussões de um Movimento em Curso na França dos anos 1960. Elisabete Zardo Búrigo

 

15:30 h –17:00 h - Sessão 4

(Teatro Módulo IV)

15:30 h –17:00 h - Sessão 10

(Teatro Módulo IV)

 

 Coordenação: Ivanete Batista dos Santos – UFS

 

 O “archivo” de Malba Tahan: uma memória de si a posteriori. Moysés Gonçalves Siqueira Filho

 

 Fotografia como fonte para pesquisas em história da educação matemática. Andréia dalcin

 

 Nos diários de classe e nos cadernos dos alunos, o significado das práticas pedagógicas de matemática. Iara da Silva França

 Coordenação: Oscar João Addounur– USP

 

O Ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá/mt no Período de 1942 a 1968.  Elmha Coelho Martins Moura

 

A disciplina estatística educacional na formação matemática do pedagogo (1940-1980). Viviane Lovatti Ferreira

 

O ensino de estatística aplicada à genética na ESALQ/USP.  Luana Oliveira Sampaio 

 

Intervalo

Intervalo

 

17:15 h-18:30h - Mesa 2

(Teatro Glauber Rocha)

17:15 h-18:30h - Mesa 4

(Teatro Glauber Rocha)

 

 Metodologias de pesquisa para a História da Educação Matemática

Coordenador: Antônio Miguel – UNICAMP

 

 Pesquisa em História da Educação Matemática: Conexões teóricas e complementaridades metodológicas. Iran Abreu Mendes

 

 Estudos Históricos Comparativos de Educação Matemática: Desafios Metodológicos. Neuza Bertoni Pinto

 História da Educação Matemática e formação de professores

Coordenador: Antônio Vicente Garnica - UNESP

 

Breve Panorama da Pesquisa em História da Formação de Professores no Brasil. Arlete de Jesus Brito

 

 A trajetória de um curso de Matemática para a formação de professores: o caso da UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira

 

18:30 h -19:30 h

Lançamento de Livros

18:30 h -19:30 h – Pôsteres

(Foyer da Biblioteca)

Coordenação: Rosimeire A. S. Borges – UNIVÁS

 

User login