Programação
Quinta, dia 1º. nov 2012 |
Sexta, dia 2 nov 2012 |
Sábado, dia 3 nov 2012 |
08:00 h – 08:30 h - Abertura |
08:00 h – 9:30 h - Sessão 5 (Teatro Glauber Rocha) |
08:00 h – 9:00 h – Pôsteres (Foyer da Biblioteca) |
08:30 h – 9:30 h - Palestra de Abertura (Teatro Glauber Rocha) |
||
A produção em História da Educação Matemática no Brasil
Maria Ângela Miorim -UNICAMP |
Coordenação: Adriana Cesar Mattos – UNESP
Contribuições de fontes históricas de ex-alunos para a história do ensino de matemática na Bahia. Diogo Franco Rios
Repositório institucional de fontes para a história da educação matemática na universidade federal de santa Catarina. David Antônio da Costa
As fontes e a capacitação e aperfeiçoamento dos professores de matemática no estado do Paraná entre 1961 e 1982. Reginaldo Rodrigues da Costa |
Coordenação: Joseane Pinto de Arruda – UFSC |
08:00 h – 9:30 h - Sessão 6 (Teatro Módulo IV) |
09:00 h – 10:00 h - Sessão 11 (Teatro Módulo IV) |
|
Coordenação: Cecília Bueno Fischer – UNISINOS
Elementos estruturais da história da educação matemática no contexto da província de Mato Grosso (1830-1880). Kátia Guerchi Gonzales
Uma das faces da trajetória da formação de professores de matemática no estado do maranhão. Déa Nunes Fernandes
Formação de professores de matemática no Tocantins: caminhos e descaminhos. Fernando Guedes Cury |
Coordenação: Maria Célia Lema da Silva (UNIFESP)
Conversar com os Historiadores para Conhecer Melhor a Educação Matemática. Teresa Maria Monteiro
As Orientações para a Matemática do Primário 1967-1983. Rosimeire Aparecida Soares Borges |
|
09:30 h –10:00 h - Café |
09:30 h –10:00 h - Café |
10:00 h – 11:00 h – Pôsteres (Foyer da Biblioteca) |
10:00 h – 11:30 h - Sessão 1 (Teatro Glauber Rocha) |
10:00 h – 11:30 h - Sessão 7 (Teatro Glauber Rocha) |
|
Coordenação: Heloísa da Silva – UNESP
O compêndio é do conselheiro Ottoni na voz dos relatórios imperiais: rastros de memórias de práticas aritméticas na formação de professores primários na escola normal da província do rio de janeiro (1868-1878). Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
Um ensino de matemática em um contexto de transformação sócioeconômica: as atividades docentes de uma professora no colégio assis chateaubriand de Feira de Santana (Bahia, 1970-1980). Débora de Souza Ferreira
História oral & educação matemática: investigações cotidianas no centro integrado de educação Navarro de Brito entre os anos 1968 e 1979 em Vitória da conquista – Bahia. Rosemeire dos Santos Amaral |
Coordenação: Flavia Soares – UFF Uma história do currículo na formação dos professores de matemática do litoral do Paraná da década de 1960 a 2000. Iara da Silva França
A percepção docente sobre o movimento da Matemática Moderna em Rio de Contas – Ba (1960,1970 e dias atuais). Luciana Correia de Amorim
A reorganização da matemática escolar do colégio em tempos do movimento da matemática moderna. Givanildo Farias da Silva |
Coordenação: Coordenação: Irani Parolin Santana |
10:00 h -11:30 h - Sessão 2 (Teatro Módulo IV) |
10:00 h -11:30 h - Sessão 8 (Teatro Módulo IV) |
11:00 h – 12:00 h Palestra Encerramento (Teatro Glauber Rocha) |
Coordenação: Elisabete Zardo Búrigo – UFRGS
Experiências de um processo formador: constituindo pesquisadores em educação matemática. Marcelo Bezerra de Morais
Metodologias Para o Ensino de Matemática Aparecida Rodrigues Silva Duarte
O referencial metodológico da hermenêutica de profundidade (hp) como aporte teórico-metodológico numa pesquisa em história da educação matemática. Mirian Maria Andrade |
Coordenação: David Antônio da costa - UFSC
O ensino de matemática no grupo escolar Eliazar Braga. Luzia Aparecida de Souza
Experimentações Pedagógicas no Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia: Ensino de Conjuntos. Janice Cassia Lando
Uma história do ensino primário em tempos de modernização da matemática escolar, vassouras 1950-1969. Heloisa Hernandez de Fontes Salvador |
A produção internacional em História da Educação Matemática Gert Schubring - UFRJ |
11:30 h -13:30 h - Almoço |
11:30 h -13:30 h - Almoço |
|
13:30 h -15:00 h - Mesa 1 (Teatro Glauber Rocha) |
13:30 h -15:00 h - Mesa 3 (Teatro Glauber Rocha) |
|
“O problema da documentação para a história da educação matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos” Coordenador: André Mattedi Dias UFBA
Lucia Aversa Villela – USS
Bruno Dassie - UFF |
E porque não falar das estrelas? Para dizer da história da matemática escolar nos níveis iniciais de ensino... Coordenadora: Cláudia Regina Flores – UFSC
A matemática escolar nos níveis iniciais de ensino em perspectiva histórica. Maria Célia Leme da Silva
Escola Nova e Educação Matemática nos Anos Iniciais: duas paisagens Maria Laura Magalhães Gomes |
|
15:00 h-15:30 h - Café |
15:00 h -15:30 h - Café |
|
15:30 h – 17:00 h - Sessão 3 (Teatro Glauber Rocha) |
15:30 h – 17:00 h - Sessão 9 (Teatro Glauber Rocha) |
|
Coordenação: Claudinei de Camargo Santana – UESB Curso de Madureza Matemática- pela Televisão Décadas de 1960 e 1970. Flainer Rosa de Lima
Uma História de Paixão: Estela Kaufman Fainguelernt e o Ensino da Geometria. Marcelo Ferreira Martins Salvador
Vestígios do Movimento da Matemática Moderna em Goiás. Rafaela Silva Rabelo |
Coordenação: Aparecida Rodrigues Silva Duarte –UNIBAN
O ensino de matemática no curso complementar do instituto Júlio de Castilhos Antônio Cesar dos Santos Esperança
Liceu de Goiás e Colégio Pedro II: uma história glocal da álgebra escolar no Brasil (1846 – 1918). Viviane Barros Maciel
Lucienne Felix no Brasil: Repercussões de um Movimento em Curso na França dos anos 1960. Elisabete Zardo Búrigo |
|
15:30 h –17:00 h - Sessão 4 (Teatro Módulo IV) |
15:30 h –17:00 h - Sessão 10 (Teatro Módulo IV) |
|
Coordenação: Ivanete Batista dos Santos – UFS
O “archivo” de Malba Tahan: uma memória de si a posteriori. Moysés Gonçalves Siqueira Filho
Fotografia como fonte para pesquisas em história da educação matemática. Andréia dalcin
Nos diários de classe e nos cadernos dos alunos, o significado das práticas pedagógicas de matemática. Iara da Silva França |
Coordenação: Oscar João Addounur– USP
O Ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá/mt no Período de 1942 a 1968. Elmha Coelho Martins Moura
A disciplina estatística educacional na formação matemática do pedagogo (1940-1980). Viviane Lovatti Ferreira
O ensino de estatística aplicada à genética na ESALQ/USP. Luana Oliveira Sampaio |
|
Intervalo |
Intervalo |
|
17:15 h-18:30h - Mesa 2 (Teatro Glauber Rocha) |
17:15 h-18:30h - Mesa 4 (Teatro Glauber Rocha) |
|
Metodologias de pesquisa para a História da Educação Matemática Coordenador: Antônio Miguel – UNICAMP
Pesquisa em História da Educação Matemática: Conexões teóricas e complementaridades metodológicas. Iran Abreu Mendes
Estudos Históricos Comparativos de Educação Matemática: Desafios Metodológicos. Neuza Bertoni Pinto |
História da Educação Matemática e formação de professores Coordenador: Antônio Vicente Garnica - UNESP
Breve Panorama da Pesquisa em História da Formação de Professores no Brasil. Arlete de Jesus Brito
A trajetória de um curso de Matemática para a formação de professores: o caso da UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira |
|
18:30 h -19:30 h Lançamento de Livros |
18:30 h -19:30 h – Pôsteres (Foyer da Biblioteca) Coordenação: Rosimeire A. S. Borges – UNIVÁS |
|